Formação continuada do MS Alfabetiza reúne 400 professores do grupo 5 da REME
Formação continuada do programa MS Alfabetiza reúne nesta sexta-feira (25), 400 professores da educação infantil que atuam no grupo 5 da Reme (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande).
O encontro acontece no Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), em cinco salas e no auditório. O encontro discute livros do MS Alfabetiza, que foram elaborados com apoio de professores da Reme. Os livros são todos regionalizados, com ilustrações da fauna e flora de Mato Grosso do Sul.
Segundo a coordenadora do Centro de Formação, Alessandra Becker, este é o segundo módulo destinado aos professores regentes que trabalham com o grupo 5. “A formação discute a questão da escrita, oralidade e interpretação. Ela é fundamental para que o aluno chegue com uma base no Ensino Fundamental”.
O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, afirma que a educação infantil é prioridade porque é a base do desenvolvimento do aluno. “Quanto melhor for o preparo do aluno na educação infantil, melhor será quando ele ingressar no 1º e 2º ano. O aluno precisa saber interpretar, ter uma boa oralidade, para que tenha um bom início no Ensino Fundamental”.
A professora regente do grupo 5 na Escola Municipal Elízio Ramirez Vieira, Eva Ovídia Cristaldo, diz que os conteúdos teóricos repassados nas formações são de ótima qualidade. “O teórico é interessante, a gente acaba tendo ideias para tornar as aulas mais atrativas, afinal, são crianças que ficam quatro horas na escola. Então, eu leciono de forma lúdica, de maneira que eles possam aprender também”.
Da Emei Pascoala Vera Rios, a professora regente Poliana Mori, afirma que a formação contribui a longo prazo. “O MS Alfabetiza é uma continuidade e a formação agrega no dia a dia, em como podemos mudar e deixar a aula mais interessante para que o aluno da educação infantil realmente aprenda”.
A formação do MS Alfabetiza continua em setembro, nos dias 1 e 4, desta vez, voltado para 700 professores do 1º e 2º ano, que vão participar do 3º módulo.