Creatina e whey protein: quais são as diferenças e os benefícios de cada um?

Quem pratica atividade física está sempre em busca de um melhor desempenho e resultados e os suplementos podem ser aliados nessa questão. A creatina e whey protein são populares, mas ainda geram dúvidas em alguns sobre seus propósitos e benefícios.

“A creatina monoidratada é um suplemento que aumenta as concentrações de fosfocreatina muscular que gera energia para o trabalho muscular de força e potência. Por isso é usado para ganho de massa muscular. Já o suplemento whey é composto por aminoácidos que entram na composição da fibra muscular”, explica o médico nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor do Departamento de Nutrologia Esportiva da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Notícias relacionadas

Como ganhar massa muscular rápido: os segredos que ainda não te contaram

Ortopedista revela 4 dicas para manter os joelhos fortes

Bryan Johnson, milionário que quer ‘voltar’ aos 18 anos, desiste de protocolo agressivo após passar mal

O profissional destaca que a creatina é para alimentar a reserva energética e o whey para formar as fibras musculares.

“Para quem deseja emagrecer, o whey tipo concentrado – mais barato e menos puro – pode ajudar a saciar quando usado antes das refeiçõe”, orienta..

Quanto tempo leva para ganhar massa muscular tomando whey protein? 
Segundo o nutrólogo, tudo depende da genética individual, do treino de forma adequado e descanso adequado. “Alimentação equilibrada e suficiente em calorias. Por tudo isso, não existe estimativa de ganho de massa muscular/período. A suplementação de whey otimiza o ganho de massa muscular, mas não é o fator que define ‘o quanto ganha'”, diz.

O médico recomenda que o uso dos suplementos aconteçam no pós treino de força e revela qual é o melhor why protein.

“Whey hidrolisado com 98% de absorção e máximo aproveitamento dos aminoácidos pelo músculo”, conclui.

Creatina e whey protein são suplementos distintos com funções diferentes. A creatina é voltada para o aumento de força e desempenho em exercícios de alta intensidade, enquanto o whey protein foca na recuperação e construção muscular.

A escolha entre um ou outro (ou ambos) dependerá dos seus objetivos e necessidades. É importante consultar um profissional de saúde ou nutricionista para obter orientações personalizadas sobre a suplementação adequada para você, conforme seu treino e dieta.