Faltei sem justificar, posso ser demitido? O que diz a legislação

O que acontece se eu faltar ao trabalho e não justificar? Sim, você pode acabar demitido. Porém, vamos com calma. É preciso entender todos os cenários. É normal que imprevistos aconteçam e que isso impacte em sua assiduidade.

No entanto, sempre que você não puder comparecer ao trabalho, a sua ausência precisa ser justificada por meio de um documento que comprove o motivo da ausência. Caso contrário, o empregador tem o direito de realizar o desconto do dia não trabalhado na folha de pagamento.

Caso as faltas injustificadas passem a ser recorrentes, pode ser clasificada como absenteísmo. De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), não existe um número definido de faltas injustificadas que a empresa é obrigada a aceitar, isso muda de empregador para empregador, e pode até levar ao desligamento por justa causa.

O que é justa causa?
A dispensa por justa causa acontece quando o empregador rescinde o contrato de trabalho após a prática de uma falta grave cometida pelo empregado.

Os motivos que levam à extinção do contrato estão previstas no artigo 482 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Quais são as faltas graves?
A legislação aponta para 14 faltas graves que, caso cometidas pelo empregado, podem resultar em dispensa por justa causa. São elas:

1- Ato de improbidade: Ação desonesta ou omissão por parte do trabalhador a fim de obter alguma vantagem para si ou para um terceiro;

2- Incontinência de conduta ou mau procedimento: mau comportamento ou comportamento inadequado do trabalhador;