Considerado o hospital mais importante do Estado, a Santa Casa convive há muito tempo com crise financeira e reclamações em relação a lotação e atendimento. O tema vai entrar em debate na Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (17). Referência no SUS, pacientes de Campo Grande e de diferentes cidades precisam da unidade diariamente.
A audiência pública “A Crise dos Hospitais Filantrópicos e o Atendimento na Santa Casa de Campo Grande – Soluções” ocorre na próxima segunda, a partir das 14h.. O evento faz parte da Frente Parlamentar de Defesa das Santas Casas e Filantrópicos, da qual o parlamentar é o coordenador.
A finalidade é debater a intensificação da crise instalada e possíveis soluções, além de ouvir os demais hospitais filantrópicos e Santas Casas do Estado. Dentre as notícias que têm sido divulgadas, o déficit de 158 milhões é um dos fatores de maior preocupação.
“Sem a Santa Casa, a saúde do Estado entra em colapso”, alerta o deputado. Há dúvidas com médicos, corpo clínico e fornecedores de insumos e medicamentos. Como consequência disso, o hospital precisou paralisar cirurgias, consultas e tem paciências no corredor. “Passou da hora da gente discutir a fundo essa situação. Nós precisamos uma saída definitiva para este hospital”, reforçou o parlamentar.
Devem participar da reunião aberta, a presidente da Santa Casa, Alir Terra Lima, demais membros da diretoria da instituição, além dos presidentes e integrantes dos hospitais filantrópicos do interior do Estado.
Serviço
Aberto ao público, o evento tem a presença confirmada dos presidentes das entidades e está marcado para às 14h, no Plenário Deputado Júlio Maia.
Fonte: Com informações da Alems
Foto: Divulgação/Santa Casa